Dúvidas

Utilize seu smartphone na horizontal para melhor visualização.


Como escolher a universidade?

Para escolher uma universidade, você deve optar por uma universidade pública ou particular, levando em conta o seu perfil econômico, estilo de vida, forma de ingresso e a metodologia de estudo de cada universidade.


Eu preciso saber o idioma?

Se você quer morar e estudar em outro país, a primeira coisa que você deve levar em conta é o idioma, por isso a Pegasus Assessoria trabalha suas turmas de modo antecipado, ou seja, nossos alunos vão para a Argentina com uma antecedência de 2 meses para estudar o idioma.

Esta é a primeira diferença cultural que venceremos juntos. Podemos assegurar que em pouco tempo você estará apto para falar o idioma.


UBA - Método de Ingresso.

Existem 2 métodos de ingresso na UBA.

  • Através do UBA - CBC
  • Através do UBA - XXI


UBA-CBC

O que é: O CBC (Ciclo Básico Comúm) é o 1° ano de todos os cursos oferecidos pela UBA.

Concorrência: Não existe concorrência de vagas entre os alunos.

Aulas: Presenciais e ministradas no campus da universidade.

Duração: 12 meses. A cada semestre se estuda três matérias.

Matérias: São seis matérias no total. Biologia Celular, Bioquímica, Biofísica, Matemática, Pensamento Científico e Sociedade e Estado.

Aprovação: O aluno deve tirar 60% em todas as provas finais.

Em uma breve comparação o CBC seria similar ao processo de avaliação do ensino médio no Brasil.

Metodologia de estudo: PBL (Problem-Based Learning) - Aprendizado Baseado em Problemas. A metodologia do PBL enfatiza o aprendizado auto-dirigido.


UBA XXI: Voltado para os alunos que não se inscreveram a tempo para o CBC.

Concorrência: Não existe concorrência de vagas entre os alunos.

Aulas: Semi- Presenciais. As matérias são dadas pela internet.

Duração: 12 meses. A cada semestre se estuda três matérias. Após o 1° semestre o aluno pode optar por continuar no sistema XXI ou passar para o sistema CBC.

Matérias: São seis matérias no total. Biologia Celular, Bioquímica, Biofísica, Matemática, Pensamento Científico e Sociedade e Estado.

Aprovação: O aluno deve tirar 60% em todas as provas finais. Em uma breve comparação o UBA XXI seria similar ao processo de avaliação do ensino médio no Brasil.

Metodologia de estudo: PBL (Problem-Based Learning) - Aprendizado Baseado em Problemas. A metodologia do PBL enfatiza o aprendizado auto-dirigido.


H. Barceló - Método de ingresso.

Para a H. Barceló, temos 3 turmas por ano.

Método de ingresso: Pré-grado.

O que é: O Pré-grado é o primeiro ano da faculdade H. Barceló, ele tem como objetivo nivelar o conhecimento dos estudantes, apresentando-lhe as matérias básicas do curso de medicina.

Aprovação: O aluno deve ter o aproveitamento de 60% em todas as matérias para seguir para os próximos anos da carreira.

Matérias do Pré-grado: Introdução à anatomia, Bioquímica, Biologia celular, Antropologia Médica e APS.

Metodologia de estudo: As aulas na faculdade H. Barceló são mais parecidas com as aulas nas universidades brasileiras, porém com um ritmo um pouco mais acelerado, o aluno deve manter uma postura dedicada aos estudos. Estudar a matéria antes e depois das aulas para não acumular conteúdo é o segredo para se sair bem.

Turmas

  • Janeiro a Março
  • Maio a Dezembro
  • Setembro a Dezembro.

Mensalidades: R$ 1.200


UAI - método de ingresso.

Para a UAI temos turmas em Buenos Aires e Rosário.

Método de ingresso: O aluno deve primeiramente assistir a 2 palestras que acontecem na universidade. Depois fazer a prova escrita de espanhol e cursar o Pré-grado durante 1 mês.

Curso de espanhol: Os alunos podem ir com antecedência de 2 meses para argentina para fazer o curso.

Matérias: Biologia, Físico-química e comunicação oral e escrita.

Aprovação: O aluno deve ter o aproveitamento de 60% em todas as matérias.

Metodologia de estudo: As aulas na UAI são mais parecidas com as aulas nas universidades brasileiras, porém com um ritmo um pouco mais acelerado, o aluno deve manter uma postura dedicada aos estudos. Estudar a matéria antes e depois das aulas para não acumular conteúdo é o segredo para se sair bem.

Mensalidade: R$ 2.000


UNR - Método de Ingresso.

UNR - Rosário

Método de ingresso: MIU (Módulo de Inclusão Universitária).

O que é: O MIU tem como objetivo inserir o estudante no meio acadêmico, ensinando-lhe o método de estudo que deve ser adotado durante o curso.

Matérias: O MIU é composto por 16 encontros que são realizados no período de novembro a fevereiro.

Aprovação: O aluno deve ter 85% de presença nas aulas para não reprovar.

Matérias: Atenção Primaria a Saúde, Direitos Humanos e História da UNR.

Metodologia de Estudo: PBL (Problem-Based Learning) - Aprendizado Baseado em Problemas. A metodologia do PBL enfatiza o aprendizado auto-dirigido. Grupos de até 15 estudantes se reúnem com um docente (tutor) duas ou três vezes por semana. O professor não "ensina" da maneira tradicional, mas facilita a discussão dos alunos, conduzindo-a quando necessário e indicando os recursos didáticos úteis para cada situação. O aluno deve ir para aula com o conteúdo da matéria a ser discutida já estudada.


UNLaM - Método de Ingresso.

Método de ingresso: Pré-grado.

O que é: O Pré-grado é o curso de ingresso da Universidad Nacional de La Matanza, ele tem como objetivo nivelar o conhecimento dos estudantes, apresentando-lhe as matérias básicas do curso de medicina.

Matérias: Biología, Seminario de Comprensión y Producción de Textos, Filosofía e Educación Médica.

Aprovação: O aluno deve ter no mínimo 70 pontos somados entre as matérias e ainda no mínimo nota 7 em Educación Médica.

Metodologia de Estudo: Tradicional. O método de ensino é o Tradicional, porém são dados trabalhos para discussões de caso.


Como são as aulas?

Uma vez que você decide estudar fora, deve-se levar em consideração que o curso foi elaborado para os padrões de ensino da Argentina, ou seja, o aluno brasileiro é quem deve-se adaptar a metodologia de ensino. A Pegasus Assessoria irá te ensinar como se dar bem com os estudos.


Meu diploma será aceito no Brasil?

Sim! Lembramos que a Pegasus Assessoria, é a única empresa que realmente orienta o aluno após a formatura para a validação de seu diploma em território brasileiro. Temos este compromisso firmado em contrato.


Eu posso transferir o curso?

Existem muitas empresas que vão te dizer sim, mas nós estamos aqui para te falar a verdade! A transferência do curso da Argentina para o Brasil é praticamente impossível. O melhor é se formar na Argentina e depois fazer a revalidação do seu diploma para trabalhar no Brasil.


Onde vou morar?

Na primeira semana, você ficará hospedado em um hostel com segurança e conforto. Seus primeiros dias na Argentina são primordiais para sua adaptação.

Durante este período, a Pegasus Assessoria irá auxiliá-lo com a escolha da moradia. Esta é uma etapa muito importante para nós. Por isso possuímos em nosso staff, agentes imobiliários que irão buscar e apresentar as melhores opções de apartamentos mobiliados.

Estes apartamentos podem ser alugados de forma individual ou compartilhado com outros estudantes.

Chamamos este tipo de apartamento de departamentos temporários, pois eles são oferecidos já mobiliados e com os serviços de internet, TV a cabo, contas de água e condomínio incluídos no valor do aluguel.


Porque contratar a Pegasus Assessoria?

Este é o nosso trabalho! Cuidar de todos os tramites legais de sua documentação e o apoio necessário para sua permanência durante todo o curso no exterior.

Existem muitos comentários na internet onde ensinam a fazer toda a tramitação sozinho. Realmente algumas pessoas conseguem ir para Argentina estudar sem contratar uma empresa de intercambio. O problema é que estes são os alunos que desistem do curso logo nos primeiros meses, pois não tiveram uma adaptação assistida ou em muitos casos tiveram erro na documentação que não foi aceita pela universidade.


O que você deve verificar antes de contratar uma empresa?

  • Procure checar no site da Receita Federal se a empresa possui CNPJ ou se já está providenciando.
  • Saiba quem são os responsáveis pela empresa.
  • Peça informação sobre como será todo o procedimento de intercâmbio.
  • Informe-se de todos os serviços oferecidos pela empresa.
  • Procure saber se a empresa realmente é formada por profissionais.
  • Cheque se a empresa mantém horário de atendimento em horário integral. Desconfie de empresas com atendimento noturno.
  • Escolha uma empresa que tenha profissionais brasileiros e argentinos e que ambos sejam bilíngues.
  • Desconfie sempre quando pedirem para fazer depósitos antecipados para pagamento ou envio de cheques nominais.
  • Desconfie de empresas que pedem para fazer o pagamento na Argentina.
  • Desconfie de empresas que não emitem notas fiscais nem recibos.
  • Escolha uma empresa que também lhe ofereça a orientação durante todo o período do curso e orientação para validação do diploma.

Cuidado:

Existem pessoas na Argentina que se aventuram a "ajudar" outros brasileiros que desejam estudar e acabam clonando sites e se passando por empresas de intercâmbio, isso ocasiona prejuízo e transtornos ao contratante e sua família.

A falta de experiência e competência legal para realizar os trâmites necessários reflete-se logo no início no Brasil, e posteriormente na Argentina, podendo o estudante não ter a matricula realizada, assim como local de moradia estabelecido, ou o visto de permanência.

Solicite o contato de um de nossos assessores e teremos o maior prazer em te explicar como funciona, qual a documentação necessária e como a Pegasus Assessoria irá ajudá-lo a garantir sua vaga em uma das melhores universidades na Argentina.

  • Se preferir entre em contato conosco pelo:
  • +54 (11) 5600 7038
  • +54 (11) 5099 1235
  • Pegasus Assessoria

Posso trabalhar e estudar medicina?

Mais uma vez temos que ser bem realistas. Você conhece alguém que estuda medicina e que trabalhe no Brasil? Então, imagina na Argentina onde o curso é em outro idioma que você ainda não domina muito bem! Sinceramente, aconselhamos ao estudante que não trabalhe.

O estudante de Medicina deve se dedicar exclusivamente aos estudos, pois o curso exige muito empenho e se dá em horário integral a partir do 2° ano.

Por isso sempre dizemos "Não confunda faculdade sem vestibular, com faculdade fácil".


Quais os documentos necessários?

A documentação necessária será informada após a solicitação de matricula em nosso site. Toda a documentação deve ser envida dentro dos prazos estabelecidos via Sedex para a sede brasileira da Pegasus Assessoria. A empresa ficará responsável por toda a sua documentação durante os tramites legais no Brasil e no exterior.

  • Pegasus Assessoria
  • Rua Marilena Machado
  • Cidade Dutra
  • CEP: 04811-080 - São Paulo - SP - Brasil
  • +54 11 5099-1235 / +54 11 5600-7038
Assim que confirmarmos o recebimento da documentação daremos inícios aos trâmites legais.

Qual o valor da mensalidade?

Na Argentina, como no Brasil, existem as universidades públicas e particulares.

Solicite o contato de um de nossos assessores e teremos o maior prazer em te explicar como funciona, valores, diferença entre as universidades.

  • Se preferir entre em contato conosco pelo:
  • +54 11 5600 7038
  • +54 11 5099 1235
  • Pegasus Assessoria

Quanto eu vou gastar por mês?

O custo de vida na Argentina é bastante acessível aos brasileiros, a maioria de nossos assessorados tem o gasto médio de R$ 3 mil incluindo moradia, mensalidade da faculdade, alimentação, plano de saúde, transporte e lazer.

Solicite o contato de um de nossos assessores e teremos o maior prazer em te enviar uma tabela de simulação dos custos mensais atualizados.

  • Se preferir entre em contato conosco pelo:
  • + 54 11 5600 7038
  • +54 11 5099 1235
  • Pegasus Assessoria

Quanto tempo leva para conclusão da matricula?

Temos uma estimativa de 90 a 120 dias contados a partir da data em que recebemos sua documentação em nosso escritório no Brasil. Por isso é muito importante que você fique atento aos prazos de envio de documentos. Inicie seu processo de intercâmbio o mais rápido possível e garanta já a sua vaga.


Como é feita a Revalidação?

Para cada curso superior, existe um tipo de revalidação de diploma. Atualmente para o diploma de medicina expedido no exterior, a revalidação pode ser feita de 3 modos:

  • 1 - Através do Revalida: O médico formado no exterior pode optar pelo Revalida onde deve passar por duas provas, sendo a primeira prova teórica e a segunda prova prática. As provas são feitas em uma das 15 universidades públicas no Brasil que aderiram ao programa revalida. O profissional deve obter o rendimento de 60% nas duas provas para ter o seu título convalidado para atuar no Brasil. Este programa foi instituído pelo MEC em 2011. As provas são aplicadas pelo INEp.
  • 2 - Através da análise curricular: Outra forma utilizada para revalidação do diploma médico é feita através da análise do conteúdo programático do curso onde o médico estudou. Esta análise é feita por uma banca de docentes em uma universidade pública. O profissional não passa por provas. A banca analisa a documentação e emite um parecer para saber se é necessário a complementação de alguma matéria antes de convalidar o diploma para poder atuar no Brasil.
  • 3 - Através do programa Mais Médicos: Atualmente o Governo Federal conta com o programa mais médicos que tem beneficiado os médicos brasileiros formados no exterior. Para o médico que aderir ao programa, o governo oferece um salário de R$ 10.000 para 44 horas de trabalho semanais e mais R$ 5.000 de ajuda com moradia e alimentação. As vagas do programa Mais Médicos agora são direcionadas somente para médicos brasileiros formados no exterior. Após a entrada no programa Mais Médicos, o profissional pode optar por revalidar o diploma através do Revalida ou por analise curricular.

Qual o prazo para envio dos documentos?

Para garantir sua matricula, é necessário que você envie sua documentação com bastante antecedência, assim poderemos assegurar sua vaga no curso e dar início ao processo de intercâmbio.

Consulte nossos atendentes sobre a data de envio dos documentos e data de viagem para Argentina.