1O Coisas que você precisa saber

01/07/2018

10 coisas que você precisa saber antes de contratar uma assessoria.


1. Registro - CNPJ e CUIT.
Todas as empresas de assessoria devem estar registradas, tanto no Brasil quanto na Argentina. No Brasil a empresa deve estar cadastrada na Receita Federal, através do CNPJ. Na Argentina a empresa deve estar registrada na AFIP através do CUIT (Clave Única de Identificação Tributaria). A Pegasus Assessoria já está providenciando seus registros nestes órgãos.

2. Endereço físico.
Todas as empresas devem possuir endereço físico, por lei. No caso das assessorias, os serviços começam a ser prestados ainda no Brasil e com sequência na Argentina. Por isso a empresa deve ter endereço/escritório em ambos os países.

3. Ramo da atividade da empresa.
Além do CNPJ e CUIT, a empresa de assessoria deve estar enquadrada no ramo de atividades de agencia de viagens para oferecer o serviço de intercambio estudantil. As empresas mais conceituadas ainda possuem cadastro no Ministério do Turismo no Brasil, através do Cadastur.

4. Contrato de Prestação de Serviços.
Todos os serviços oferecidos pela empresa de assessoria devem constar em contrato, com cláusulas de deveres e obrigações de contratado e contratante, assim como também as cláusulas de rescisão contratual por ambas as partes.

5. Meios de Pagamento e Emissão de Nota Fiscal.
Empresas reais não trabalham com contas bancarias de terceiros. Toda empresa de assessoria deve possuir métodos de pagamento por boleto, cartão de credito ou transferência, ou até mesmo pagamento presencial, porém em todas as modalidades é obrigatória a emissão da Nota Fiscal ou Recibo.

6. Credencial de Registro Nacional de Apoderados de Imigrantes.
Para acompanhar o aluno durante todos os trâmites migratórios para obter o DNI, as empresas devem possuir a credencial de Registro Nacional de Apoderados de Imigrantes.

7. know-how.

É algo que uma empresa não conquista da noite para o dia. Para saber o Know-how de uma empresa, verifique há quantos anos ela está no mercado e se tem um bom nome no mercado. Solicite nome de clientes que já contrataram a empresa, e se possível de algum médico que se formou, sendo assessorado por essa empresa.

8. Pedir indicação de assessorias em grupos de Facebook e WhatsApp.
Essa seria uma ótima maneira de verificar o know-how de uma empresa, porém pedir indicação nestes grupos, na maioria das vezes, só atrai pessoas que fazem indicação para ganhar comissão. Então fique esperto e pergunte para um cliente que já foi com a determinada empresa.

9. Meu amigo mora na Argentina.
O serviço de uma assessoria não está somente em realizar os tramites de documentação e matricula. Uma empresa de intercambio deve levar seu cliente até o final do curso, proporcionando a ele ferramentas e direcionamento para isso. Assessoria é coisa séria. Todos os anos centenas de estudantes voltam ao Brasil sem concluir o primeiro ano de medicina no Brasil, justamente pela falta de apoio e assistência na Argentina.

10. Mudar de País.
Mudar de país não é como passar férias em outra cidade. Uma empresa seria deve ter um planejamento para recepção do aluno na Argentina com antecedência, para que seu cliente possa se adaptar. Desde a chegada ao país até a conclusão do seu sonho.